A CASA DO IMPIO E O LAR DO JUSTO

18/02/2014 12:52
Provérbios 3:33 “A maldição do SENHOR habita na casa do ímpio, porém o lar dos justos ele abençoa.”
 “Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás”. Isaías 38:1
 
 
 O livro do Profeta Isaías depois de relatar a vitória que Deus infligira ao povo Assírio, matando mais 185 mil soldados do inimigo (Senaqueribe) através de um Anjo, livrando seu povo Israel da derrota; passa a narrar a doença de mortal do rei Ezequias. O profeta Isaías entra em seu palácio e diz com voz firme, a pior noticia que um homem pode receber. “ Deus me disse que deves colocar em ordem a tua casa porque essa doença é para morte.” Em outras palavras, chegou o fim, agora você se encontrará com Deus. O que você tinha que fazer já foi feito.
 
O que você faria se recebesse uma noticia como essa? Em menos de um minuto sua vida passaria como filme em sua cabeça, talvez você pensasse nos projetos e sonhos que você ainda pensava em realizar. Uma noticia de morte iminente, certamente o deixaria bastante perturbado, talvez você pensasse que ainda tem muitas coisas para realizar, projetos que ficariam inacabadas, e outros teriam que terminar por você. Ou talvez você dissesse vendo o espectro da morte, como disse certo filósofo: “ É só isso a vida?” Ou quem sabe no leito de sua morte você recebesse uma palavra profética, que  precisaria antes de morrer arrumar sua casa porque estava bagunçada, e tinha muita coisa em desordem. fato, não há noticia mais constrangera do que receber uma noticia de morte, e, além disso, ainda ouvir de Deus que as coisas lá por sua casa estão bagunçadas, em completa desordem, e que ainda tinha  responsabilidade de ajeitar as coisas antes de morrer. Na intrínseca da palavra você é o maior responsável pela bagunça
 
É interessante observar, que a nossa bagunça na terra, reflete nos céus e que Deus se interessa sim que nossas coisas, nossa casa funcione tudo em perfeita ordem, nada de bagunça, nada de desordem, nada de sujeira. Vede que o foco da preocupação de Deus em relação a nós é  nossa família. Quando nossa casa não está bem, Deus se intervém! Foi o que aconteceu com sacerdote Eli, ele não soube educar seus filhos, que se tornaram filhos de Belial (maligno), e Deus o repreendeu severamente: ele e os filhos terminaram por morrer disciplinados pelo Senhor. I Samuel 2;12ss; 3:13. Na exortação do apóstolo Pedro quando marido não trata bem sua esposa, suas orações são impedidas de chegar à presença de Deus. I Pedro 3:7
 
COLOCANDO SUA CASA EM ORDEM:
 
1.  PÕE EM ORDEM A TUA COMUNHÃO COM DEUS.
Cuidado com o comodismo, esfriamento espiritual, queda, apostasia e condenação eterna. Rei Ezequias tinha uma vida reta perante Deus 2 Reis 18:3. Ele andava com fidelidade diante de Deus.Is 30:3. Ele andava com inteireza de coração diante de Deus.
 
A tua vida com Deus está em ordem?
Tens andado diante de Deus com retidão (uma vida sem desvios que constantemente agrada a Deus). Tens sido fiel a Deus? Tens andado com Deus com inteireza de coração? Tua vida está completamente em ordem com Deus? “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”  2 Coríntios 5:10
 
2.  PÕE EM ORDEM TUA FAMÍLIA.
Essa é uma responsabilidade dos pais, e quando falo pais, falo de homens, porque é deles TODA a responsabilidade sobre aquilo que acontece com a sua família.
 
O homem não pode ser omisso, mas deve fazer aquilo que lhe foi dado por Deus.
Esses são dias em que o homem precisa temer a Deus, observar seus ensinamentos e princípios estabelecidos em sua palavra, para que assim possa colocar sua família em ordem, ou seja, mudar o que precisa ser mudado, colocar regras, por limites, falar NÃO para os filhos, saber o que seus filhos estão conversando na internet, por horários, disciplina…
Infelizmente o que se vê hoje são famílias completamente desorganizadas, famílias onde cada um faz o que quer… Onde não se existem limites, onde não se ensina o que é certo ou o que é errado; famílias onde não se há diálogo; famílias em que os filhos se trancam no quarto, assistem tv até a hora que querem, e o que querem, filhos que ficam no vídeo game o tempo que quiser, e quando isso acontece, a culpa é toda do homem, porque deixou de fazer aquilo que era de sua responsabilidade. Deus tem uma obra maravilhosa pra realizar em nossas vidas, em nossas famílias, mas para que isso aconteça, ele está nos ensinando, é preciso por a nossa casa em ordem.
 
Não deixe que nada impuro entre em sua casa.
O que ou quem está entrando em nossa casa que está mexendo com os valores, as crenças, as opiniões, as atitudes das pessoas de nossa família?  “As más conversações corrompem os bons costumes”.1 Co 15.33
 
 3.   PÕE EM ORDEM OS RELACIONAMENTOS DENTRO DO LAR.
     – Como estão os relacionamentos na família?  Responda sim ou não para si mesmo: Há boa comunicação entre as pessoas de sua casa.  (marido-mulher, Pai-mãe, pai- filho (a), mãe-filho (a), irmão-irmão)?
      – O diálogo é algo natural em casa? As pessoas da casa se falam, se entendem, se respeitam, olham nos olhos uma das outras?
 - As pessoas da sua casa gostam de estar juntas, brincam juntas, riem juntas, fazem refeições juntas, passeiam juntas, se sentem bem e acolhidas em casa?
- Há expressões de afeto nos gestos e nas palavras?
- Deus fez o lar para ser um lugar de relacionamentos intensos entre as pessoas e também com Deus.
- Os problemas de relacionamentos entre as pessoas da casa revelam a necessidade de buscar um relacionamento íntimo e verdadeiro com Deus.
- Para pôr a casa em ordem no que se refere aos relacionamentos é fundamental restaurar o relacionamento com Deus.
- Deus deseja ter um relacionamento pessoal com cada um de nós. Ele nos ama, e por meio do sangue de Cristo tem poder para limpar a nossa vida e a nossa casa.
- A maior tragédia da humanidade é a falta de relacionamento sadio com Deus e com as pessoas.
 
 4.    PÕEM EM ORDEM TUAS FINANÇAS.
 Pague suas contas atrasadas, pare de dever às pessoas. Enxugue suas finanças, compre só o necessário, pergunte sempre quando desejar comprar algo: eu necessariamente preciso disso? Converse sempre com seu cônjuge antes de comprar alguma coisa que julgas importante.  “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Rm 13:8
Existem pessoas que da oração do Pai nosso só sabem a parte: “Perdoa-nos as nossas dívidas…” Mt 6:12
As maiores fraturas, traumas numa família se estabelecem devidos às finanças. Tem casais que vivem independentes financeiramente, acham o que um ganha,  é só dele, não comunica, não se submete, não partilha. Não economiza, vivem sempre no vermelho.
 
5.    PÕE EM ORDEM O TEU MINISTÉRIO.
 O fundamento do ministério é o caráter. A natureza do ministério é o serviço. O motivo do ministério é o amor. A medida do ministério é o sacrifício. A autoridade do ministério é a submissão. O propósito do ministério é a glória de Deus. As ferramentas do ministério são: a Palavra de Deus e a oração. O privilégio do ministério é o crescimento. O poder do ministério é o Espírito Santo. O modelo do ministério é Jesus Cristo.
 
CONCLUSÃO:
Mateus 5:25 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”
 
Quando olhamos para reação do rei Ezequias depois do anúncio de sua morte, e de que ele precisava colocar em ordem sua casa, ele volta-se para Deus em oração e pede misericórdia, fala do seu caráter e pede mais tempo de vida para terminar de cumprir todo propósito de Deus para sua vida. Há uma grande diferença entre a casa do ímpio e o lar do justo, que o Senhor nos ajude a construir um lar, para que sejamos reconhecidos como família bendita do Senhor, portanto, ponha tua casa ordem.
 
Shalom!