MEDIOCRIDADE OU EXCELÊNCIA? A ESCOLHA É SUA!

18/02/2014 12:55
Deuteronômio 30: 19-20 “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE, POIS, A VIDA, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.”
 
INDRODUÇÃO:
Existem coisas que não dá para escolher, por exemplo: a família que nascemos, nosso sexo, raça ou nacionalidade, isso vai além das nossas escolhas, porém, como vamos viver a nossa vida, diante das perdas, dos traumas e das adversidades, isso sim, depende e muito, das nossas escolhas e decisões; portanto, a excelência é uma escolha.
Por vinte anos, Jabim, o rei dos cananitas, oprimia o povo de Israel; Sicera era o comandante do exercito que possuía soldados bem treinados e equipamentos de ferro, que fazia tremer qualquer nação que ousa-se enfrentá-lo. Até que Débora despertou e reagiu, convocou Baraque o general da tribo de Nafitali e disse, Chega! Vamos resgatar a excelência na nossa nação. Juízes 5:12 “Desperta, Débora, desperta, desperta, acorda, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os que te prenderam, tu, filho de Abinoão.”
DECLARE: hoje eu me levanto de toda acomodação da minha carne, vou buscar o melhor que Deus preparou para mim, não vou ficar prostrado, neutralizado, reduzido e acomodado; não vou ficar me lamentando, não vou ficar esperando as coisas acontecerem, vou me levantar e agir na força do meu Deus, vou fazer as escolhas que atraem a benção do Senhor  vida, porque eu decido viver a excelência da vontade Deus, em nome de Jesus, Amém!
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29.11
 
 
 
 
PARA VOCÊ VIVER A EXCELENCIA DA VONTADE DE DEUS:
1.      SAIA DA DEFENSIVA:
Juízes 4: 4-7 “Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos.”
 
Você não é vitima, você é vencedor. A grande maioria das pessoas gastam tempo se lamentando, murmurando e reclamando, sempre procurando um culpado, (sugiro olhar no espelho), nossa vida é o reflexo direto ou indireto das nossas próprias escolhas, portanto você deve sair da neutralidade e ser uma pessoa mais proativa:
 
Faça mais do que concordar; coopere
Faça mais do que participar; comprometa-se
Faça mais do que pensar; planeja
Faça mais do sonhar, realize
Faça mais do que aprender; pratique
Faça mais do que somar; multiplique
Faça mais do que desejar; decida
Faça mais do que sobreviver; viva a excelência
 
2.      OLHE ARA O ALTO
Juízes 4: 14-15 “Então, disse Débora a Baraque: Dispõe-te, porque este é o dia em que o SENHOR entregou a Sísera nas tuas mãos; porventura, o SENHOR não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens, após ele. E o SENHOR derrotou a Sísera, e todos os seus carros, e a todo o seu exército a fio de espada, diante de Baraque; e Sísera saltou do carro e fugiu a pé.”
 
Olhar para o alto significa, depositar nossa confiança no Senhor, porque ele está do nosso lado, e esta certeza nos liberta de toda inquietação da carne; você pode olhar para os lados, para as impossibilidades, para as tuas limitações, para as circunstâncias, ou dirigir o teu olhar para aquele que não muda, que não falha, que não mente, que não te abandona e que não conhece a derrota, ouse crer e confiar, olhe pro alto!
 
3.      ENFRENTE AS TUAS GUERRAS
Juízes 5:31“ Assim, ó SENHOR, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam brilham como o sol quando se levanta no seu esplendor. E a terra ficou em paz quarenta anos”
 
Todos nós enfrentamos problemas e adversidades, mas o problema não é o problema, o problema é a maneira como nós o enfrentamos; toda luta vem para nos habilitar, quando você os teus desafios, você sai melhor do que quando você entrou, porque? Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória MUITO MAIS EXCELENTE… 2 Coríntios 4:17
 
Posicione-se e as coisas vão mudar, a graça te dará o poder da superação.
 
CONCLUSÃO:
O diabo que te ver inferiorizado, paralisado, na mediocridade, mas Deus quer vê-lo abençoado, produtivo, feliz e realizado, então decida viver a boa, agradável e perfeita vontade de Deus; escolha a excelência como padrão de Deus para tua vida, então se levante dessa cadeira, dá pulo aí, dê um glória a Deus e vá a luta, porque essa unção está sobre a tua vida, você está condenado a viver de glória em glória e de vitória em vitória, em nome de Jesus! Aleluia, gloria a Deeeeeeeeeeeeus...
 
Te amo em Jesus
Apostolo Carlos Palácio