MURMURAÇÃO: A LINGUAGEM DO DESERTO

26/11/2013 10:51
Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito. Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante toda a congregação dos filhos de Israel. E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. (NÚmeros 14 1-8)
Não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. (1 Corintios 10:12)
 
Segundo o dicionário Aurélio, murmuração é: Queixar-se; lastimar-se; resmungar; apontar faltas; conceber mau juízo; maldizer; difamar; falar mal contra alguém ou algo.
Uma geração inteira morreu no deserto por causa da murmuração, a murmuração é um mal que trabalha contra nós mesmos, pois é um péssimo habito que revela um caráter deformado, porque espoe o próximo ferindo sua honra e a sua dignidade.
 
1.      TIPOS DE MURMURADORES:
·         O Chorão: que só sabe reclamar da vida, dos problemas, do frio do calor...
·         A Vítima: aquele tudo de errado acontece com ele, o coitado, o mártir.
·         O Critico: que enxerga defeito em todo mundo menos os próprios erros
·         O Rebelde: que não concorda com nada e sempre esta na defensiva.
·         O Venenoso: é viciado em fofoca, aquele que não perde a oportunidade de escarnecer dos irmãos.
 
Alerta! Não podemos nos esquecer que todo murmurador precisa de um ouvido e quando damos ouvidos a murmuração nos tornamos cumplices dos seus pecados.
 
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Efésios 4:29-30)
 
   2. OS EFEITOS DA MURMURAÇÃO:
 “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21)
 
·A murmuração torna a vida amarga
·A murmuração corta nossa visão do futuro
·A murmuração rouba a esperança
·A murmuração interrompe a obra de Deus
·A murmuração gera duvida e incredulidade
·A murmuração separa grandes amigos
·A murmuração paralisa o crescimento
·A murmuração atrai “corvos do deserto” espíritos de miséria
·A murmuração causa divisão ao corpo de Cristo
·A murmuração entristece o Espirito Santo
·A murmuração rouba a promessa
·A murmuração traz paralização espiritual e material
·A murmuração fére o princípio da honra
 
Enfim... a murmuração trabalha contra o murmurador, somente as trevas ganham com a murmuração!
 
3.      COMO VENCER A MURMURAÇÃO:
Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Tiago 3:1-10
 
Não existe líder de Êxito que não tenha prendido dominar sua língua!
1.      A língua é como fogo portanto é preciso apaga-la com a agua ( a palavra de Deus)
2.      A língua é como cavalo, portanto é preciso por freios nela (calar-se)
3.      A língua é como Navio, é preciso deixar o timoneiro  conduzi-la e o timoneiro é o Espirito Santo.
 
Amados irmãos a murmuração é uma cultura do inferno, mas nós somos cidadãos do reino, portanto devemos viver o que esta escrito em Filipenses 2:14-15 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.
Amo todos vocês; Ap. Palácio