CUIDE BEM DA SUA CORÔA

26/11/2013 10:41
Saul é um modelo, um exemplo, um referêncial de alguem que não devemos seguir, começo bem mas terminou mal, porque? os dois erros fatais de Saul foram: Não zelar da unção e não consolidar o seu caráter, entrou em decadência espirituial e perdeu a autoridade para reinar.
 
somos chamados para reinar com Cristo e exercer sua autoridade na terra, para isso você precisa ser como Paulo: Guardei a fé, Combati o bom combate, completei a carreira, portanto meu amado zele da tuas unção e consolide o teu caráter, em nome de Jesus!
 
Samuel, porém, respondeu: Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.” 1 Sm 15:22
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome." Apocalipse 3:11-12
 
Obedecer com a mente e com o coração. A palavra e o amor por conhecimento.
O Rei Saul é o personagem que estudaremos nesta reflexão.
 
Introdução
A partir de (1 Samuel 8) – O povo pede um rei. Foram os anciãos de Israel que pediram a Samuel um Rei, em nome do povo.
Encolha divina (1 Sm 9.3-20) – Ele saiu com um cabresto e voltou com um cetro.
Escolha profética (1 Sm 10.1) – Samuel foi seu tutor e amigo. Um privilégio que foi jogado fora. Quantas vezes vemos isso hoje.
Escolha espiritual. O Espírito de Deus apossou-se de Saul (1 Sm.10.10) – Ele entristeceu esse Espírito; depois o apagou totalmente da sua vida. Para o Espírito permanecer, tem de ser amado e obedecido.
Escolha popular.“Então, todo o povo rompeu em gritos, exclamando: Viva o rei” (1 Sm 10.24).
 
Saul escolhido rei
Convocou Samuel o povo ao Senhor, em Mispa, e disse aos filhos de Israel: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Fiz subir a Israel do Egito e livrei-vos das mãos dos egípcios e das mãos de todos os reinos que vos oprimiam. Mas vós rejeitastes, hoje, a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe dissestes: Não! Mas constitui um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e pelos vossos grupos de milhares.
Tendo Samuel feito chegar todas as tribos, foi indicada por sorte a de Benjamim. Tendo feito chegar a tribo de Benjamim pelas suas famílias, foi indicada a família de Matri; e dela foi indicado Saul, filho de Quis.” (1 Samuel 10.17-21)
 
A vontade diretiva de Deus foi rejeitada. O povo queria um rei como as nações ao seu redor. Deus atendeu ao pedido do povo, e também a conseqüência. Foi à vontade permissiva de Deus. Mas isso não alterou as recomendações fundamentais da Lei de Deus, para Israel, não.
O Senhor, o seu Deus, lhes ordena hoje que sigam esses decretos e ordenanças.” (Dt 26:16a)
Obedeçam-lhes atentamente, de todo o seu coração e de toda a sua alma.” (Dt 26:16b.)
 
E ainda...
Temos nesta história uma grande lição: podemos ter o melhor de Deus ou o que vem logo abaixo – sua vontade diretiva ou sua vontade permissiva.
O povo clamou pedindo um rei, não era à vontade de Deus e eles sabiam disso. Deus atendeu. O risco é por sua conta.
O povo não estava pecando, pedindo um rei nos moldes das nações vizinhas a Israel! Mas, a confiança absoluta em Deus esta em chek.
É Deus quem nos livra e nos salva da morte, da queda espiritual, principalmente.
Nada pode quebrar nossa comunhão com Deus, rompendo com a confiança que o Espírito Santo ministra aos nossos corações.
Somente as atitudes do homem podem romper com esse elo poderoso de relacionamento Deus-Homem.
desobediência começa com pequenas coisas, até lícitas mas, inconvenientes.
Disse-lhes: Guardem no coração todas as palavras que hoje lhes declarei solenemente, para que ordenem aos seus filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta lei.” (Dt 32:46)
 
a) Guarde de todo o seu coração, com todo o seu amor!
 
b) Guarde com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua inteligência!
Vitórias do Rei Saul. Ele venceu muitos inimigos de Israel, enquanto ouvia o profeta Samuel. Depois que ele achou que não precisava mais do profeta, depois que a vaidade tomou conta dele, depois que a fraqueza do seu caráter foi exposta, então ele começou a errar, e foi de mal a pior, até a morte.
Eu sei o que posso fazer e mando no meu nariz. Aqui começa o erro!
 
c) Saul, o primeiro Rei, fracassou! Era formoso de aspecto, alto e de porte nobre. Começou bem, revelou-se um grande chefe militar, ganhou várias batalhas. Venceu aos filisteus, aos amonitas e os amalequitas.
No principio era humilde, mas com o sucesso, tornou-se orgulhoso e desobediente a lei de Deus.
As provações e tentações são permitidas por Deus para testar e aperfeiçoar a nossa fidelidade e humildade, e também para nos fazer crescer na paciência e na mansidão. Veja que, com a mesma paciência e mansidão enfrentamos as tentações e provações. Aprecie Dt. 8:2-3 e Tg 1:2-4 e vs. 12.
Saul perdeu o temor e o seu lado fraco apareceu: tinha tudo para ser bem-sucedido. Mas o pecado da vaidade lhe fez um fraco, tendo inveja de Davi e procurando matá-lo por todos meios possível.
 
O Rei foi cegando-se a partir do capitulo 13. O pecado chega!
Seu primeiro tropeço foi em cima do profeta Samuel, usurpando-lhe o ofício de sacerdote.
espírito reto, puro, íntegro deve estar no âmago da nossa personalidade, pois é o que dá consistência ao nosso caráter. Através de um espírito assim, a pessoa mostra o que é e o que tem.
{mospagebreak title=Parte II}
 
Como sucedeu o fato:
Sm.13.8-14 Saul oferece sacrifícios e é reprovado por Samuel
Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali. Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. Mal acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel; Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Samuel perguntou: Que fizeste? Respondeu Saul: Vendo que o povo se ia espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do Senhor; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos
Atenção para o detalhe de que os princípios que regem o padrão de integridade de uma pessoa, não são, ou não devem ser, criados por ela própria. Pois, a integridade, muito embora seja uma qualidade pessoal, funciona em bases eternas, ou seja, a sua origem, pois Deus criou o homem com essa qualidade.
“Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino”
 
Saul era medroso, vaidoso e de um caráter fraco. Obediência por constrangimento ou medo, não produz nenhum resultado bom, permanente. 
Sua trajetória, após esse ato insano: 1.Sm 15-23, poupou O Rei Amalequita;1 Sm.18.28=9, foi tomado de ciúmes e ódio mortal contra Davi; agora pasme! A consulta a uma mulher feiticeira, a médio de En-Dor, 1.Sm.28.7, já estava longe de Deus. E finalmente sua morte.
 
b) At 5:1-3: “Um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. Então perguntou Pedro: Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?” 
Esta é uma história muito triste!
 
c) Mc 4:18-19: “Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra: mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.” 
Jesus faz uma advertência quando explica a parábola do semeador: “O engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.”
 
Exemplos de integridade
Encontramos na Bíblia uma infinidade de exemplos de homens e mulheres íntegros: o velho Noé - Gn 6:9; o paciente Jó, de quem o próprio Deus deu testemunho - Jó 1:1,8 ; Jó 2:3; o profeta Samuel, quando prestou contas ao povo sobre sua vida e atuação - 1 Sm 12:1-5; José do egito - Gn 39; três grupos de homens fiéis: 1- sob a direção do sacerdote Joiada - 2 Rs 12:15; 2- sob Hilquias - 2 Crônicas 34:12; 3- sob Neemias - Nm 13:13; o profeta Daniel, quando era jovem e se conservou íntegro na corte do rei Nabucodonosor - Dn 1:8, e mais tarde, na corte do rei Dário - Dn 6:1-4; um simples soldado que obedeceu ao rei Davi, mas teve que desobedecer ao seu general - 2 Sm 18:9-14; e até Urias, o heteu, um dos valentes de Davi, que, ao ser chamado pelo rei, não quis descer à sua casa, pois estavam em guerra - 2 Sm 11:6-13.
 
Conclusão
Paulo, como nosso exemplo! 2 Tm 4:7-8: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vida.