O REINADO DE EZEQUIAS E A AFRONTA DO MALIGNO

18/02/2014 12:57
1 João 4:4 “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo.”
 
INTRODUÇÃO:
Quando entendemos o Evangelho do Reino, que podemos reinar com Cristo em vida, aqui e agora, então não somos mais roubados em nossa identidade, e passamos a manifestar sua glória, poder e majestade, com autoridade; saímos de uma atitude passiva, tímida, reativa, desanimada e introvertida e passamos a penetrar os territórios do adversário, saqueando-lhe os despojos: Orando pelos enfermos, libertando os cativos, pregando a palavra com fé, fervor e ousadia, ganhando almas, fazendo discípulos, restaurando famílias, plantando igrejas, expandindo o reino, penetrando os meios de comunicação, conquistando novos territórios, superando obstáculos, rompendo limites, formando lideres, levantando guerreiros, vivendo em unidade... Não é vantagem para satanás que haja uma igreja assim, com essa mentalidade e com essa atitude vencedora, porque contra ela, as portas do inferno não poderão prevalecer. Jesus disse em Mateus 16:18 “...sobre esta rocha edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”
 
NÓS NÃO SOMOS UM ZÉ-POVINHO NÃO, NÓS SOMOS UMA IGREJA EDIFICADA NA ROCHA, SOMOS FILHOS, GUERREIROS, HERDEIROS, PROPRIEDADE EXCLUSIVA, NAÇÃO SANTA, SACERDÓCIO REAL, POVO DE DEUS E VAMOS PROCLAMAR PARA TODO MUNDO AS VIRTUDES DAQUELE QUE NOS TIROU DAS TREVAS PARA SUA MARAVILHOSA LUZ! VOCÊ ESTÁ COMIGO?
 
 
A)     A FIDELIDADE DE EZEQUIAS:
"Fez ele o que era reto perante o Senhor...Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo...Confiou no Senhor Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele... Ele se apegou ao Senhor, e não deixou de segui-lo; guardou os mandamentos (obedeceu)...E o Senhor foi com ele; para onde quer que saísse prosperava" (2 Reis 18: 3;5;6;7).
 
Ezequias representa o servo de Deus que entendeu a verdade do reino e se posicionou; diga bem alto:
 
Eu sou uma nova criatura
Eu tenho a natureza de Deus
Eu quebro todo altar de idolatria na minha vida
Eu sirvo um Deus vivo e poderoso
Eu vou manifestar a glória do meu Deus
Eu me levanto na unção do Espírito Santo
Eu tenho o poder da graça
Eu decido ser santo, fiel, frutífero e abençoado
Eu sou de Cristo e reinarei com Ele
E nada poderá me parar em nome de Jesus!
 
 
B)     A AFRONTA DO REI DA ASSÍRIA:
Senaqueribe significa na língua assíria: homem do pecado, ou seja, é uma alusão ao próprio satanás. O espírito que estava agindo sobre Senaqueribe, era um espírito terrorista, pois o medo tem um efeito paralisante e o diabo quer parar o avanço do reino de Deus.
 
'Tendo Ezequias recebido a carta da mão dos mensageiros, leu-a: então subiu à Casa do Senhor...dizendo: Ó Senhor Deus de Israel que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra: tu fizeste os céus e a terra. Inclina, ó Senhor o teu ouvido, e ouve: abre, Senhor, os teus olhos, e vê; ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo"
(2 Reis 19: 14-16).
 
C)     O RECADO DO INFERNO (COMO O ADVERSÁRIO FAZ PARA DESESTABILIZAR O POVO DO REINO):
 
1.      MINANDO O PODER DA FÉ
"Que confiança é essa em que te estribas? Em quem, pois, agora confias, para que te rebeles contra mim?" (2 Reis 18:19-20).
 
Questionan, do sua determinação de confiar inteiramente em Deus. Ou seja: Deus não vai tirá-los desta situação. Vocês serão derrotados; estão com um tremendo problema e a fé de vocês não vai funcionar!
 
2.      PLANTANDO DÚVIDA SOBRE A FIDELIDADE DE DEUS
"Pois o Senhor mesmo me disse: Sobe contra a terra, e destrói-a" (2 Reis 18:25)
 
E agora Satanás inventa mais um nó, e diz que Deus é o autor das adversidades e não ele, Essa é a sua mentira mais astuciosa: fazê-lo crer que Deus o abandonou e o deixou à mercê das dificuldades e do sofrimento.
 
3.      FAZENDO DEUS PARECER PEQUENO E IMPOTENTE
"Quais são, dentre todos os deuses destes países, os que livraram a sua terra das minhas mãos, para que o Senhor possa livrar a Jerusalém das minhas mãos?" (2 Reis 18:35).
 
Você está simplesmente recebendo um ataque, e sendo assolado na mente pelas mentiras do inimigo, porque você resolveu no coração confiar inteiramente no Senhor. Satanás está tentando destruir a sua fé em Deus. Outra estratégia que Satanás vai usar para aumentar o ataque, é a de tentar fazer você concentrar sua atenção na adversidade e enxergar o problema maior do que Deus.
 
 
4.      TENTANDO UM ACORDO
"Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Fazei as pazes comigo, e vinde para mim; e comei, cada uma da sua própria vide e da sua própria figueira, e bebei, cada um da água da sua própria cisterna. Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de cereal e de vinho, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras e de mel, para que vivais e não morrais. Não deis ouvidos a Ezequias porque vos engana, dizendo: O Senhor vos livrará" (2 Reis 18: 31, 32).
 
Amado, não se engane: toda concessão que fizer em seu caminhar com Jesus é um caminho de morte. Você fecha um negócio, chega à um acordo - e neste processo, está vendendo sua alma. O diabo é um negociante trapaceiro! Ele fala "façamos um acordo bem pequeno, e você resolve todos os problemas. Você merece um recreio; já sofreu muito, e agora chegou a sua vez!" em outras palavras, sai deste caminho estreito, negar-se a si mesmo? morrer para o mundo? Viver para Deus? sai dessa! Eu vou te dar prazer, felicidade, dinheiro, tudo que a sua alma desejar, sem restrições... esquece Deus, igreja, bíblia, santidade, mandamento, vem ser feliz meu filho... Ta amarrado!
 
Porém se entrar nesta mentira, e fechar o acordo, a partir daí você será tratado como escravo. Não existe aquele paraíso que ele promete. O mundo é um palco de ilusões. No instante que você ceder a ele", ele trancará os cadeados em torno do seu pescoço e de suas mãos, e o levará para uma região de trevas. Você nunca vai conseguir o que imaginou que pudesse. Pelo contrário, conseguirá acoites, correntes, dor e desespero!
 
 
D)     A ESTRATÉGIA DE EZEQUIAS PARA CONFRONTAR O INIMIGO:
 
 II Crônicas 32:1-3;5 “Depois destas coisas e desta fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, entrou em Judá, acampou-se contra as cidades fortificadas e intentou apoderar-se delas. Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha e que estava resolvido a pelejar contra Jerusalém, resolveu, de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram... Ele cobrou ânimo, restaurou todo o muro quebrado e sobre ele ergueu torres; levantou também o outro muro por fora, fortificou a Milo na Cidade de Davi e fez armas e escudos em abundância.
 
1.      TAMPOU AS FONTES DAS AGUAS:
Significa tapar tudo aquilo que sacia a sede do diabo: murmuração, confusão, gritaria, contenda, fofoca, engano, escárnio, maledicência... Sua boca deve ser uma fonte bendita.
 
 
 
2.      RECOBROU ANIMO:
Uma pessoa apática e desanima não tem força para lutar, mas os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças.
 
3.      RESTAUROU O MURO QUEBRADO:
Fechando as brechas, se concertando diante de Deus em arrependimento, mudando de mentalidade e de atitude.
 
4.      ERGUEU TORRES:
Torre fala de vigilância e oração, você tem que vigiar e orar, não dar lugar para o diabo, ficar esperto, não se distrair, fugir da aparência do mal.
 
5.       OUTRO MURO POR FORA:
Levantar um escudo de fé inabalável, confiar inteiramente no Senhor para que possas resistir aos dardos inflamados do adversário.
 
6.      FORTALECER A CIDADE:
Somos fortalecidos quando buscamos a presença de Deus, quando temos um altar de comunhão, quando andamos na luz da sua presença.
 
7.      FEZ ARMAS EM ABUNDANCIA:
Sabemos que as nossas armas não são carnais mas sim espirituais: jejum, oração, adoração, se revista das armas que o Senhor te dá e vá em frente.
 
II Crônicas 32: 7-8 “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.”
 
E)      AGORA QUEM MANDA O RECADO; É O SENHOR:
II Reis 19: 21-23; 32-35 “Então, Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Quanto ao que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, eu te ouvi, e esta é a palavra que o SENHOR falou a respeito dele: A virgem, filha de Sião, te despreza e zomba de ti; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti. A quem afrontaste e de quem blasfemaste? E contra quem alçaste a voz e arrogantemente ergueste os olhos? Contra o Santo de Israel. Pelo que assim diz o SENHOR acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma, não virá perante ela com escudo, nem há de levantar tranqueiras contra ela. Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas, nesta cidade, não entrará, diz o SENHOR. Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor de meu servo Davi.  Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do SENHOR e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres.”
Está registrado nos livros de arqueologia que o império assírio foi destruído porque na investido contra os judeus, os 185 mil soldados mais valentes de Senaqueribe, morreram nos campos de batalha, vitimas de peste bubônica, mas nós sabemos o que realmente aconteceu!
Deus ri diante das afrontas do inimigo; o diabo também mandou um recado pra você? Saiba de uma coisa, quem tocar em você meu filho, está tocando na menina dos olhos de Deus! Você está na casa do Senhor, dá um pulo ai dessa cadeira, levanta as tuas mãos pro céu e profetiza o Salmo 46.
DECLARE:
DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA,
SOCORRO BEM PRESENTE NAS TRIBULAÇÕES.
PORTANTO, NÃO TEMEREMOS
AINDA QUE A TERRA SE TRANSTORNE
E OS MONTES SE ABALEM NO SEIO DOS MARES;
AINDA QUE AS ÁGUAS TUMULTUEM E ESPUMEJEM
E NA SUA FÚRIA OS MONTES SE ESTREMEÇAM.
HÁ UM RIO, CUJAS CORRENTES ALEGRAM A CIDADE DE DEUS,
O SANTUÁRIO DAS MORADAS DO ALTÍSSIMO.
 DEUS ESTÁ NO MEIO DELA; JAMAIS SERÁ ABALADA;
DEUS A AJUDARÁ DESDE ANTEMANHÃ.
BRAMAM NAÇÕES, REINOS SE ABALAM;
ELE FAZ OUVIR A SUA VOZ, E A TERRA SE DISSOLVE.
O SENHOR DOS EXÉRCITOS ESTÁ CONOSCO;
O DEUS DE JACÓ É O NOSSO REFÚGIO.
VINDE, CONTEMPLAI AS OBRAS DO SENHOR,
QUE ASSOLAÇÕES EFETUOU NA TERRA.
ELE PÕE TERMO À GUERRA ATÉ AOS CONFINS DO MUNDO,
QUEBRA O ARCO E DESPEDAÇA A LANÇA; QUEIMA OS CARROS NO FOGO
AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS;
SOU EXALTADO ENTRE AS NAÇÕES, SOU EXALTADO NA TERRA.
O SENHOR DOS EXÉRCITOS ESTÁ CONOSCO;
O DEUS DE JACÓ É O NOSSO REFÚGIO.
 
 
O SENHOR JÁ FRUSTROU OS PLANOS DO ADVERSÁRIO; O TEMPO DE REINAR CHEGOU!
Apóstolo Palácio.