O RESGATE DA HONRA

26/11/2013 10:28
Honrarei os que me honrarem:
"Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados."
I Samuel 2: 30

Eli era um homem de Deus, chamado para manifestar a cultura do reino, porem, foi se desalinhando dos valores e princípios que regem a vida espiritual sendo contaminado pela desonra, ao ponto de permitir que seus filhos profanassem a casa do Senhor com prostituição, infidelidade nos dízimos e ofertas e desprezo pelas coisas de Deus, A omissão e o desprezo de Eli, desonraram ao Senhor trazendo maldição para sua família e sobre a nação. ~endo infiiçvida espiritual sendo contaminado pela desonra, ao ponto de permitir que seus filhos profanassem a casa do Senhor co

Os atributos da majestade de Deus
...que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
Apocalipse 5:12

João tem uma visão tremenda neste texto de apocalipse, um povo poderoso que se levantou para manifestar a glória de Deus sobre a terra. A honra é o quinto (número do governo apostólico) item dos sete atributos da majestade de Deus e a igreja irá entregá-la ao Senhor, Deus esta levantando um povo apostólico para resgatar a cultura da honra, em nome de Jesus!

O que é honra?
Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.
Mateus 15:8

Muitos confundem honra com obediência, porem na cultura do reino, a honra é algo muito mais profunda, a obediência segue a honra, porem a palavra mais próxima de honra é: dar valor. Isso é muito importante entendermos, honrar é dar valor.

Se eu obedeço porque tenho que obedecer e o faço reclamando, murmurando, como um fardo, não é honra! Exemplo claro foi a oferta de Caim e Abel, A oferta de Abel foi recebida por Deus porque tinha cheiro de honra. A verdadeira honra não se expressa com palavras mas com atitudes, pois vem do coração!

A cultura da desonra
Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.
II Timóteo 2:21

Infelizmente vivemos em uma num mundo onde há uma cultura de desonra instalada por satanás, começando pelos casais de não se respeitam nem respeitam seus filhos, filhos que são rebeldes contra seus pais, funcionários que desonram seus patrões, alunos que agridem seus professores, cidadão que ferem os princípios de autoridade e essa malignidade tem chegado e se instalado dentro da igreja onde muitas vezes desprezamos e não damos valor aqueles que o Senhor estabeleceu como nossos lideres, os vasos de desonra serão inúteis no cumprimento dos propósitos de Deus nesta geração.

Uma marca do caráter apostólico
...que retribuirá a cada um segundo as suas obras;a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção;mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; (desonra)
Romanos 2:6-8

Uma das principais características do povo apostólico é que procuram viver a palavra de Deus em sua plenitude, eles procuram como um tesouro manifestar a honra em todos os níveis dos seus relacionamentos, quer seja familiar, social ou ministerial, este é um grande diferencial no caráter de um povo curado.

Honra vertical
O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos
Malaquias 1:6

Antes de mais nada precisamos honrar a Deus, honramos a Deus quando nos importamos com aquilo que para Ele é importante, quando nossa obediência é uma atitude de amor e não de imposição. Jesus disse aquele que tem meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama e se alguém me amar, será amado se meu Pai, aleluia!

Honra horizontal
Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
Romanos 13:7

Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
Mateus 10:40-42

Esta é a honra que dispensamos as pessoas, perdemos o galardão da honra, abrimos espaço para a vergonha e a desonra quando desonramos nossos irmãos, nossos pais, nossos filhos, nossos pastores, nosso cônjuge, enfim, quando desprezamos aqueles que deveríamos valorizar.

Conclusão:
Como povo apostólico, não teremos apenas um discurso de honra, pois entendemos com o coração a importância desta virtude no nosso caráter e nas nossas relações com Deus e com o próximo, o mundo verá em nós esse diferencial e correrão para os átrios do Senhor.
E para você, filho amado, que foi curado no seu caráter e pratica a cultura da honra eu profetizo a palavra de Isaias 61:6 e 7: Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria