VITÓRIA SOBRE A FRIEZA ESPIRITUAL

18/02/2014 12:44
“E por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Mateus 24:12-13
 
A)     O QUE É FRIEZA ESPIRITUAL?
A frieza espiritual é um mal contra o qual temos que lutar e vencer, pois torna-nos cinzentos, apáticos e voltados para nos mesmos. A coragem para servir se foi, o desejo de crescer na fé e a disciplina da oração estão congelados, o estudo e a vivência das Sagradas Escrituras é quase nulo e o evangelismo está fora de estação. Estão tão encobertos pelos seus pecados que não percebem o quanto já entristeceram o Espírito Santo redundando numa vida sem graça, vazia e indiferente.
O que acontece com o casamento quando o amor esfria? separação.....
É exatamente isso que a frieza espiritual faz na vida do crente, o separa de Deus, nos torna insensíveis as coisas de Deus. Quando observamos um termômetro, ele tem indicadores numéricos, quando os indicadores abaixam, é porque está esfriando, assim também acontece com o esfriamento espiritual:
 
Vida de oração: zero grau
Comunhão com Deus: Zero grau
Compromisso com seu chamado: Zero grau
Vitória sobre a carne: zero grau
Alegria da salvação: Zero grau
Paixão pelos perdidos: zero grau
Sede pela presença de Deus: zero grau
Fome da Palavra: Zero grau
Sendo cheio do Espírito: Zero grau
Fluindo nos dons: Zero grau
Em fim... um verdadeiro iceberg
 
B)     CAUSA DO ESFRIAMENTO?
Cantares 5.2-5 “Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que está batendo: Abre-me, amada minha, querida minha, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite. Já despi a minha túnica, hei de vesti-la outra vez? Já lavei os pés, tornarei a sujá-los? O meu amado meteu a mão por uma fresta, e o meu coração se comoveu por amor dele. Levantei-me para abrir ao meu amado; as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos mirra preciosa sobre a maçaneta do ferrolho. Abri ao meu amado, mas já ele se retirara e tinha ido embora; a minha alma se derreteu quando, antes, ele me falou; busquei-o e não o achei; chamei-o, e não me respondeu.
 
A principal causa de esfriamento é o desprezo pela presença de Deus "A palavra diz em cantares, na figura do amado e da amada, que ele bateu na sua porta, mas ela já estava deitada e ela reconheceu a sua voz, porém pensou: "eu não quero estar com ele agora, não é hora pra isto". E o coração dela se aqueceu e ela entrou em conflito, então, se levantou e, quando chegou até a porta e a abriu, o amado já não estava mais lá. Apenas havia o perfume que escorria da maçaneta. Quantas vezes o Senhor bate à nossa porta, nós somos a noiva do Senhor e Ele bate, e a nossa alma O reconhece e o nosso coração reconhece a Sua voz nos chamando, mas há tantas outras coisas que nós preferimos fazer. E quantas vezes até mesmos estamos deitados confortavelmente e olhamos para o "deus" chamado relógio e dizemos: "não agora, não". Entramos em conflito e perdemos aquele momento tão especial, único.
Por isso, a palavra diz que a noiva, a amada, saiu dos seus aposentos desesperada à procura do amado e os guardas da cidade a espancaram. Pois, a nossa sociedade, muitas vezes, não nos tem reconhecido como a amada do rei. Por que não a reconheceram? Ela era a amada do rei! É por que ela não esteve com ele, ele não esteve com ela, e o perfume dele não estava nela, por isso o mundo não nos tem reconhecido. Tantas vezes, temos apanhado não por causa do nosso testemunho, mas pela falta d'Ele. O mundo anseia por ver Cristo em nós, por isso quando Ele bater na porta do seu coração, salte da cama, salte da cama salte desta cama, salte desta cama, da apatia, do comodismo, da preguiça espiritual! Desperta! Desperta! Por que Ele vem ao seu encontro! " Salmo 84.2 – “A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo”. Peça ao Espírito Santo pra colocar mais sede de Deus em você. 
 
C)     QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS?
DESÂNIMO, TRISTEZA, ISOLAMENTO E ESTERILIDADE.
Lucas 13:7 Jesus conta a história de um agricultor que cuidava de uma figueira há três anos. Ele procurava frutos nesta figueira, mas não os achava. Então ele ordena que ela seja cortada, pois estava ocupando inutilmente espaço na terra. Em Isaias 5, Deus compara o seu povo a uma vinha. Ele planta esta vinha num lugar de muita prosperidade.
 
·         Ele a cerca, o que simboliza sua proteção.
·         Ele a limpa, o que simboliza a santidade sendo gerada em nós.
·         Ele edifica uma torre, o que simboliza que Ele nos protege.
·         Ele constrói um lagar. O lagar era um tanque onde as uvas eram esmagadas para que o suco fosse produzido. Este lagar simboliza que Deus nos trata. 
 
No verso 4 deste Capitulo Deus diz que fez tudo o que podia pela sua vinha, mas sua vinha produziu uvas azedas em vez de uvas doces. Sua vinha, que simboliza o seu povo, não estava produzindo bons frutos, e isto deixa Deus indignado, e o Senhor resolve castigar os israelitas por não produzirem bons frutos. Que nós não sejamos encontrados por Deus na condição de uma figueira ou de uma vinha que está sem frutos, ocupando inutilmente o espaço. Que Deus encontre em cada um de nós os frutos de uma vida comprometida, frutífera e abençoada.
 
 
D)     COMO VENCER A FRIEZA?
Apocalipse 2:4-7 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. LEMBRA-TE, POIS, DE ONDE CAÍSTE, E ARREPENDE-TE, E PRATICA AS PRIMEIRAS OBRAS; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”
 
1.      LEMBRA-TE DE ONDE CAISTE:
Lamentações de Jeremias 3:21-24 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.”
 
2.      ARREPENDA-TE
II Cronicas 7:14 “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”
 
3.      PRATICA AS PRIMEIRAS OBRAS
II Timóteo 1:6-7 “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”
 
DECLARE:
HOJE O SENHOR ME CHAMA PARA VENCER TODA FRIEZA ESPIRITUAL
EU ESTOU ME LEVANTANDO PARA LUTAR E VENCER
NÃO FICAREI, PROSTRADA, ACOMODADA E  INFRUTIFERA
O SENHOR VAI GERAR UM CALOR SOBRENATURAL NO MEU ESPIRITO
ESTOU VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR
SENHOR: EU TENHO SEDE DA PRESENÇA DE DEUS
SENHOR: EU TENHO FOME DA TUA PALAVRA
SENHOR: EU NÃO POSSO VIVER LONGE DO TEU ALTAR
O SENHOR VAI AUMENTAR SEUS NIVEIS DE UNÇÃO
EU DECLARO E PROFETIZO:
A CHAMA DO ESPIRITO NÃO VAI SE APAGAR NA MINHA VIDA
EM NOME DE JESUS. AMEM!